sábado, 10 de março de 2007

adultos experimentados e com bom senso!!



O acesso ao pulo do lobo pode fazer-se de duas formas. Quem viaja em viatura todo o terreno (VW Polo contam??)deverá sair de Serpa pela estrada de S. Brás, seguindo a indicação para o monte da portela nova. A estrada é alcatroada nos primeiros 15 kms, passando a estrada de terra pouco antes da descida para a ribeira de limas. Subitamente, o Alentejo de montado desaparece e dá lugar a um frondoso cenário de choupos e loendros. A travessia é fácil (digam isso ao VW Polo!!!). Uma vez que a passagem é empedrada, o único obstáculo a enfrentar será o nível das águas, o que só se verifica em períodos de chuva abundante. Este caminho entronca mais adiante com o que em seguida se descreve, tendo aqui, direito a sinalização. O segundo acesso faz-se pela estrada Serpa Mértola, seguindo a indicação que se encontra junto a Vale do Poço. A estrada até ao referido entroncamento só está parcialmente alcatroada e pode não estar e pode não estar suficientemente sinalizada. Em caso de dúvida haverá que nunca abandonar o que apresenta como o caminho principal (ou seguir o carro da frente, que no meio de nenhures deve ir para o mesmo sítio que nós...). Entrando no acesso comum, já não há engano possível. Os cabeços, cada vez mais agrestes, anunciam a proximidade do rio Guadiana e eis-nos chegados à primeira plataforma de observação, a que se segue de imediato uma outra. Se possível, estacione na segunda ( obviamente...ficámos na primeira...), observe e procure interpretar o que está a ver. Tem diante de si dois troços de rio com um desnível de 13,5m ligados pela queda, que apenas se adivinha, do Pulo do Lobo. Para jusante vê dois leitos: um, o mais elevado, aparece como uma ampla plataforma de xisto esculpido pelo tempo – é o antigo leito do velho Guadiana; o outro, cavado dentro deste, é um extenso canal rectilíneo por onde o rio efectivamente corre – o leito novo do rio. Chamam-lhe a “corredoira” e tem cerca de 12 Kms com esta forma. …

Atenção: O acesso à queda pela margem esquerda só é aconselhável a adultos experimentados e com bom senso. A situação ideal é contemplar a “corredoira”desta plataforma e, para observar a queda em segurança, optar pelo acesso da margem direita onde, como se pode ver, existe um miradouro com protecções e, até, um pequeno parque de merendas.
Para tal, bastará, chegando a Mértola, tomar a estrada para Corte de Gafo de Cima (direcção Beja) e, a partir daí, seguir a sinalização.

Realmente vimos que havia um miradouro...vimo-lo da margem esquerda, onde estávamos...e, sempre em segurança, quase a anoitecer, fomos até ao pulo do lobo...sempre como adultos experimentados e com bom senso que somos...


In Guia Turístico da Planície Dourada

3 comentários:

intruso disse...

tudo aquilo que não somos(fomos);
experimentados e com bom senso...

[risos]

Anónimo disse...

AH!!! pois é bebé!!!
somos adultos...experimentados acho que pouco, mas o que é a vida sem insanidades. Provalvelmente não conheceríamos o pulo do lobo deste angulo.

jokas marina
ps. voltem sempre

finalmentepaula disse...

marina!!!!!!!!!!!!!

não conheceríamos deste ângulo, sob esta luz...oops sombra...oops quase escuridão...

;)

volta sempre também!!