segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O meu terceiro Wong kar Wai

My blueberry nights não é, de todo, (comparando com os outros dois filmes que vi) o meu preferido, mas, não sabendo se isso é bom ou mau, tem coisas dos outros filmes que eu gosto...tem a cor, os diálogos mudos, os silêncios, os olhares, um bocadinho de música de um dos outros dois filmes (não sei de qual, mas também não quero saber), tem o tempo, o arrastar, que também há nos outros. Tem o comboio do 2046 (digo eu), tem os cruzamentos de pessoas do Disponível para amar. Ver o My Blueberry Nights faz-me querer ver novamente estes dois e os outros que não conheço. E, por evocar os outros, dá um aconchego; dei por mim a esboçar sorrisos sozinha. É pouco provável que a ver o Disponível para amar ou o 2046 me dê vontade de ver o My blueberry Nights, mas soube bem ver e relembrar.

3 comentários:

intruso disse...

Eu, que sou sempre do contra mesmo quando não quero (a culpa deve ser do signo)... gostei muito do My Blueberry Nights.
É um filme de wong kar wai, mais que reconhecível, mais que expressivo; na realização, fotografia e montagem...
Também os temas e os 'argumentos' são quase os mesmos (o que é a imagem do gelado a derreter na tarte senão uma metáfora sobre o tempo que passa e sobre as coisas à espera de acontecerem, sobre a sua irreversibilidade/impossibilidade?... tal como o comboio o era em dois dos filmes anteriores)
Se há coisa que me agradou no filme, foi ser tudo isso e ainda um pouco mais, isto é, ser ainda/também um risco... o 'experimentar' uma mudança de contexto, o quebrar com as mesmas ambiências (e língua falada) dos filmes anteriores.
Agradou-me a ambiência 'americana', o quase road-movie, a capacidade de reinvenção usando os mesmos dados/temas mas transplantando fisica/visualmente a acção de continente.
(admirável, essa "não cristalização" do realizador...)

Espero ansioso por um próximo filme.

;)


bj

intruso disse...

[tens que ver o Happy Together e o Chungking Express!]
:)

finalmentepaula disse...

eu gostei muito do my blueberry nights...o problema é que gostei ainda mais dos outros. eu acho que a culpa é muito da língua..é como o élfico do senhor dos anéis (é uma língua bonita, parece música..). comigo, aqui passa-se o mesmo; é mais um elemento do filme, mis uma pincelada, se eu percebesse o que dizem se calhar não era tão intenso. não sei.