quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Desafio literário

Em blogues que tenho visitado nos últimos dias, surge um desafio literário recorrente:

1. Pegar no livro mais próximo
2. Abri-lo na página 161
3. Procurar a 5ª frase completa
4. Colocar a frase no blog
5. Não escolher a melhor frase nem o melhor livro (usar o mais próximo)
6. Passar o desafio a cinco pessoas

Ninguém me desafiou, mas apeteceu-me, e deu nisto:
"Desde que nos tornámos uma espécie tão potencialmente perigosa, com o desenvolvimento cultural de armas mortais artificiais, não é de estranhar que possuamos uma gama tão extraordinária de sinais de apaziguamento."

in O Macaco Nú, de desmond morris

Fica o desafio a quem nos visitar

4 comentários:

Anónimo disse...

então aqui vai...respondendo ao teu desafio.

"O Sem-Pernas luta consigo mesmo."

in capitães da Areia de Jorge Amado.

bem sei que é curta, temos de ter em conta que é a versão de "bolso". e ñ fiz batotice...lol.
mas até representa bem o tipo de frases utilizada pelo escritor ...curtas e cheias de significado.

jokas mar

finalmentepaula disse...

também estou a ler esse...
aliás...foi o primeiro que abri...
mas o meu, na página 161 tem uma ilustração com uma única frase "noite da grande paz, da grande paz dos teus olhos"......

coincidências...

Anónimo disse...

o livro mais próximo... ora...

"-Quer dizer, será que ele vai estar bem?"

Michael Crichton, "Estado de Pânico"

(O "Pura Anarquia" do Woody Allen só tem 150 págs.!)

Fica melhor o Mikhail Bulgakov, em "Margarita e o Mestre" - este estava no fim da pilha de livros, à espera.

"Pois bem, nessa noite de meados de Janeiro, com o mesmo casaco, mas com os botões arrancados, eu tremia de frio no meu pátio."

intruso disse...

"nem o nosso chefe de secção escreveria assim, embora afirme que estudou algures numa universidade."

N.Gogol

(risos)